Criar um Site Grátis Fantástico
A Produção Editorial
A Produção Editorial

 

 

O Produtor Editorial não trabalha somente com a produção de livros, mas com o desenvolvimento de produtos editoriais em qualquer mídia (impressa, sonora, audiovisual e digital). Ele pode desenvolver o planejamento e a execução de projetos na área da Comunicação, desde a concepção da idéia, a escolha das matérias-primas mais adequadas, a formatação dos produtos editoriais e ainda elaborar as estratégias de distribuição do produto, a partir de critérios mercadológicos, visando atender às necessidades e as demandas do cliente.

Cada vez mais desenvolve-se projetos editoriais na forma de livros, cartazes, banners, folders, revistas, homepages, cds, encartes, sendo possível sentir a necessidade para complementação da área de comunicação. Há uma vasta gama de trabalhos no mercado, mas está faltando algo, um profissional habilitado, o Produtor Editorial.  

 A falta de informações sobre a Produção Editorial constitui hoje um grande problema para o profissional dessa área. Percebe-se que o mercado de trabalho não sabe o que o Produtor Editorial faz, inclusive muitos desconhecem a profissão, o que dificulta o surgimento de oportunidades no campo. Contudo, ao mesmo tempo, percebemos o crescimento do mercado editorial, gerando várias atividades que devem ser feitas por um Produtor Editorial.

Segundo o documento das Diretrizes Curriculares Nacionais de Produção Editorial, elaborado e divulgado no site do Ministério da Educação (MEC), define o perfil do egresso de Produção Editorial como um profissional qualificado a produzir um leque de atividades na área da Comunicação Social. Conforme ela, é complicado o campo de atuação do Produtor Editorial, no entanto, a área de Comunicação deve ter uma fonte esclarecedora sobre a profissão, e o mercado editorial necessita de uma obra que sirva de fonte de consulta sobre a Produção Editorial.

 

Resumindo

É o conjunto de atividades envolvidas na edição e na publicação de obras impressas ou eletrônicas. O profissional coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos, websites, CD-ROMs e produtos interativos. É ele quem seleciona os títulos a ser publicados e define com o autor o conteúdo e a forma da obra. Determina o tipo e o tamanho das letras, o papel e as cores, a paginação e as fotos ou ilustrações. Estabelece a tiragem, a periodicidade, a época de lançamento e a distribuição da publicação. Para isso, supervisiona o processo de produção, controla prazo e orçamento. No marketing, cuida do lançamento de publicações e cria produtos de acordo com as tendências do mercado.

 

O que o Produtor Editorial pode fazer

Arte
Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografias pelas páginas.

Edição e seleção
Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora. 

Marketing Editorial
Preparar estratégias de lançamento de livros de uma editora. Acompanhar tendências, fazer previsões e elaborar produtos.

Produção
Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.

Revisão
Eliminar erros deinformação e de grafia de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de CD-ROM's e sites da internet.